Publicado por: moacirmolotov | 17/12/2009

Melhor álbum brasileiro de 2009.


Céu

Vagarosa

MySpace

2009

Universal.

Estimulante, intenso, sensual, chapado e genial são alguns dos muitos adjetivos que encontrei para definir a prazerosa experiência auditiva e sensorial que é dar o play em Vagarosa – segundo disco da conceituadíssima cantora paulistana Céu – e se deixar levar.

No debut, a mocinha de voz suave e aconchegante já demonstrou sua capacidade de elevar a MPB a novos patamares, utilizando-se de scratchs, baixos graves, melodias preguiçosas, (no bom sentido, é claro) influências de variados segmentos musicais e o que mais foi necessário. É um cd bastante agradável e muito bem produzido.

Desde lá Céu apareceu fazendo participações em grandes discos nacionais como Fome de Tudo do Nação Zumbi, e o clássico absoluto 3 na MassaNa Confraria das Sedutoras.

O que acontece, é que neste segundo álbum, Céu conseguiu alcançar a perfeição musical entre instrumentais extremamente refinados e uma produção de derrubar o queixo.

Com uma ambientação mais sensual e com um alicerce de Trip Hop, Dub, Jazz e experimentalismo, Vagarosa, é, indiscutivelmente o melhor cd nacional de 2009.

Após um belo e curto samba de cavaquinho e voz, você sentirá uma brisa narcotizante desde os primeiros segundos da segunda canção, Cangote, com baixos ultra-graves de Dub, andamento completamente chapado, teclados sombrios da escola Portishead, scratchs e melodias impecáveis que já cientificam o ouvinte da maravilhosa viagem que acaba de embarcar.

Das melhores, destaco:

-Bubuia – De andamento quebrado, dopante e propícia à erotização de um ambiente, com direito à dança e conseqüências.

-Nascente – Uma viagem sem tamanho, feita de uma mistura de Trip Hop e Jazz de dar água na boca. Os naipes de metais complementam na construção do clima denso.

-Ponteiro – Viagem celestial marcada para às 4:20 – Clima de trilha sonora de filme de Tim Burton, teclados circenses e vocais doces. Pra viajar longe.

-Cordão da Insônia – Dub Reggae elegante com um clima indefinido que perambula entre o sombrio e o alegre e dona de uma ótima letra.

O cd ainda traz as participações de grandes nomes da música brasileira como Luiz Melodia , B Negão, Thalma de Freitas, e Los Sebosos Postizos (Em uma versão psicodélica e poderosa para Rosa Menina Rosa, do Jorge Ben).

Não ouvir esse disco é como ganhar na loteria e abrir mão do prêmio. Para se ouvir sozinho, no carro, em casa, no trabalho, à 2, em grupo, tomando uma cerva, um suco, enfumaçando, conversando, a qualquer hora, mas sinta-se obrigado a ouvir.

Muito obrigado, Céu, por levar a música brasileira a níveis nunca antes alcançados. Estou à seu dispor.

Nota: 10

Vídeos:

Cordão de Insônia – Ao vivo.

Céu fala sobre o disco.

Grains de Béaute

Mario @siloque


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: