Publicado por: moacirmolotov | 24/11/2009

A Maior Obra do Cinema Nacional.


Lavoura Arcaica

Direção: Luiz Fernando Carvalho

Com: Selton Mello, Raul Cortez, Simone Spoladore

Drama – Brasil – 2001 – 172 Minutos

YouTube

Europa Filmes

Lavoura Arcaica mostra Pedro, filho mais velho de imigrantes libaneses, a mando da mãe, se reencontrando, em um quarto de uma pensão interiorana com seu irmão André, a “ovelha negra”, para tentar levá-lo de volta para casa. Nesse mesmo quarto de pensão, em um diálogo exaltado, André conta à Pedro o porque de sua partida, transformando sua narrativa em flashes de sua infância e de sua adolescência.

Faltam-me palavras para descrever uma obra tão grande, tão pretensiosa, genial e dotada de uma beleza rara como Lavoura Arcaica. Baseando-se na obra de Raduan Nassar, o diretor Luiz Fernando Carvalho, conduziu de forma milagrosa a que é, a meu ver, a maior obra-prima do cinema nacional: Um filme único, forte, lírico, difícil, tenso, denso e carregado de poesia.

É impossível ficar indiferente às metáforas, ao texto, ao maravilhoso trabalho de fotografia, a pesada trilha sonora, a perfeição na reconstituição de época e as atuações extremas de Raul Cortez e Selton Mello (O diálogo que ambos têm à mesa, na noite da volta de André é de chorar, se arrepiar e ficar estupefato), este na melhor atuação da sua vida, (É difícil dizer isso, depois que o mesmo fez o hilário Lourenço de O Cheiro do Ralo) equilibrando total insanidade com argumentos visivelmente lúcidos. Outra atriz que rouba a cena é Simone Spoladore, em algumas das cenas mais sensuais da história do cinema (clique aqui). É apaixonante.

Lavoura Arcaica foge completamente dos padrões do cinema comercial e ganha seu lugar ao sol com suas quase três horas de extremo lirismo e poesia. Em alguns momentos de delírio, chega até a lembrar alguns trabalhos de David Lynch (clique aqui), tamanho desconforto que transmite ao espectador. Não é um filme fácil, porém é obrigatório a qualquer amante do cinema nacional e mundial.

Afirmo com convicção que Lavoura Arcaica está um patamar acima de quase todas as obras cinematográficas feitas até hoje, sem puxar o saco. Parabéns Luiz Fernando. Parabéns equipe.

Nota:10

Mário Ribeiro


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: